Conheça todos os nutrientes e benefícios da linhaça

Nos últimos anos, a linhaça ganhou destaque no cardápio de muitos brasileiros. E não é à toa: a semente pode ser uma aliada importante no combate a doenças e no emagrecimento.

Sendo altamente nutritiva, a linhaça é uma ótima fonte vegetal de ômega-3, um ácido graxo que protege contra doenças cardiovasculares e ainda previne doenças autoimunes.

Além disso, a semente é rica em proteínas, fibras, minerais e vitaminas variadas e essenciais para a saúde. Confira alguns desses nutrientes!

• Fibras;
• Magnésio;
• Manganês;
• Fósforo;
• Zinco;
• Gorduras totais;
• Proteínas;
• Ferro;
• Gorduras saturadas;
• Cálcio;
• Carboidratos.


Lista de nutrientes

Por ser um superalimento,
a linhaça confere várias vantagens à saúde se incluída na rotina alimentar. Conheça alguns benefícios:

As fibras presentes na linhaça atuam na liberação da glicose no sangue e reduzem, por tabela, o acúmulo de gordura no corpo.

Ajuda a emagrecer

Graças à presença de ácidos graxos na composição, a linhaça ajuda a controlar a pressão arterial, podendo prevenir infarto e até AVC.

Faz bem ao coração

Além de controlá-la, o consumo de linhaça também ajuda a prevenir a doença! Demais, né?

Controla a diabetes

E tudo isso devido ao ácido lipóico (ALA), que é capaz de gerar reações anti-inflamatórias, combatendo inflamações no organismo.

Controla inflamações

As fibras presentes em sua composição ajudam a melhorar o trânsito intestinal, impedindo a constipação

Melhora o funcionamento do intestino

Os ácidos graxos são aliados novamente, ajudando a impedir com que bactérias ruins do intestino se transportem para a nossa corrente sanguínea e infectem todo o corpo.


Protege o organismo

A ação antitumoral da linhaça foi evidenciada em alguns estudos devido à presença de substâncias como os fitoestrógenos.


Previne alguns tipos de câncer

Além do efeito positivo na saúde óssea, principalmente em mulheres na pós-menopausa, a linhaça também contribui para a saúde vascular feminina.


Protege a saúde dos ossos

E sabe outra vantagem da linhaça que torna ela essencial para o consumo? Ela é versátil, e pode ser encontrada em quatro formas para consumo.

Pode ser adicionada em sucos, saladas, frutas e iogurtes diversos. Por já estar triturada, ela garante uma melhor absorção dos nutrientes.



Farinha de linhaça

Embora você possa mastigá-la bem para quebrar a casca, a linhaça em grãos também pode ser triturada em casa ou batida diretamente em sucos, iogurtes e vitaminas.



Grão

Quando prensado a frio, ele pode ser uma ótima pedida para preparações prontas, como temperar saladas. Mas lembre-se: nada de esquentá-lo.



Óleo de linhaça

O consumo de óleo de linhaça pode ser manipulado em cápsulas, mas devido a todo o processo de encapsulamento, elas acabam sendo menos efetivas que o alimento in natura.



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