Seu xixi está saudável? Entenda a cor da urina

A cor do xixi diz muito sobre a sua saúde e é bom sempre ter atenção a algumas alterações observáveis, principalmente se o vaso sanitário for branco.

Uma urina transparente pode significar que você ingeriu muita água ou que seus rins perderam a capacidade de concentrar o xixi, indicando doença renal crônica. 

Transparente

Um xixi amarelo claro é o saudável e o xixi amarelo forte ou alaranjado pode significar apenas falta de líquido no organismo. 

Amarelo forte

Porém, o xixi mais escuro pode indicar infecção urinária. Além da cor, a doença é caracterizada pelo cheiro forte e dor ao urinar.

A urina avermelhada, amarronzada ou ainda mais escura é sinal de sangue no xixi. Este sangue pode vir dos rins ou das vias urinárias.

Vermelho, marrom ou mais escuro

Pedras nos rins ou nos canais urinários, assim como tumores no sistema urinário, podem levar a hemorragias e a um xixi com cor anormal. 

Outro fator que deixa a urina amarronzada é a tuberculose ou mesmo o excesso de bilirrubinas no organismo, quadro que indica doença no fígado.

Alguns corantes naturais, como a beterraba e o mirtilo, também podem colorir a urina sem indicar doenças. O mesmo acontece com corantes artificiais, principalmente os de remédios.

Outras cores

Além disso, algumas bactérias não habituais da urina são capazes de deixar o xixi com uma coloração azulada ou esverdeada. São as Pseudomonas (ou bacilos piociânicos).

Prestar atenção na cor da urina é um hábito simples que pode prevenir doenças de evoluírem sem diagnósticos.

Quando buscar ajuda

É importante buscar ajuda médica caso perceba que algo está muito fora do comum ou se surgirem dúvidas. Um exame de urina simples pode trazer muitas informações para o diagnóstico.

Entenda tudo sobre infecção urinária em Minha Vida!

Clique aqui e leia mais