A cor do xixi diz muito sobre a sua saúde e é bom sempre ter atenção a algumas alterações observáveis, principalmente se o vaso sanitário for branco.
Uma urina transparente pode significar que você ingeriu muita água ou que seus rins perderam a capacidade de concentrar o xixi, indicando doença renal crônica.
Um xixi amarelo claro é o saudável e o xixi amarelo forte ou alaranjado pode significar apenas falta de líquido no organismo.
Porém, o xixi mais escuro pode indicar infecção urinária. Além da cor, a doença é caracterizada pelo cheiro forte e dor ao urinar.
A urina avermelhada, amarronzada ou ainda mais escura é sinal de sangue no xixi. Este sangue pode vir dos rins ou das vias urinárias.
Pedras nos rins ou nos canais urinários, assim como tumores no sistema urinário, podem levar a hemorragias e a um xixi com cor anormal.
Outro fator que deixa a urina amarronzada é a tuberculose ou mesmo o excesso de bilirrubinas no organismo, quadro que indica doença no fígado.
Alguns corantes naturais, como a beterraba e o mirtilo, também podem colorir a urina sem indicar doenças. O mesmo acontece com corantes artificiais, principalmente os de remédios.
Além disso, algumas bactérias não habituais da urina são capazes de deixar o xixi com uma coloração azulada ou esverdeada. São as Pseudomonas (ou bacilos piociânicos).
Prestar atenção na cor da urina é um hábito simples que pode prevenir doenças de evoluírem sem diagnósticos.
É importante buscar ajuda médica caso perceba que algo está muito fora do comum ou se surgirem dúvidas. Um exame de urina simples pode trazer muitas informações para o diagnóstico.
Entenda tudo sobre infecção urinária em Minha Vida!