COVID longa: entenda o que é e quais são os sintomas

A COVID-19 é uma doença ainda estudada pela ciência e seus impactos no organismo continuam sendo descobertos pelos pesquisadores. Por enquanto, um dos efeitos conhecidos é a chamada COVID longa.

Por definição, a COVID longa é uma condição caracterizada pelo alívio e retorno dos sintomas típicos da COVID-19 ao longo de quatro ou mais semanas.

COVID longa:
o que é?

A COVID-19 é, por definição, uma doença multissistêmica aguda. Já a COVID longa se difere pelo tempo de duração, já que seus sintomas podem permanecer por meses.

Diferença entre COVID-19 e COVID longa

É importante entender que a COVID longa não se trata de uma sequela da COVID-19. Ou seja, ela não é uma complicação que permanecerá para sempre no organismo do paciente.

COVID longa
tem cura?

A COVID longa é uma complicação da COVID-19, normalmente associada à predisposição genética ou a características próprias dos pacientes, como as comorbidades ou idade avançada. 

Vale destacar, porém, que os sintomas da COVID longa podem acometer tanto pacientes que tiveram a COVID-19 em sua forma moderada ou grave quanto aqueles com quadros leves.

Além disso, é preciso cuidado dobrado! Assim como a COVID-19, algumas complicações cardiovasculares e neurológicas também podem surgir em casos de COVID longa.

O atual método usado para o tratamento para a COVID longa varia de acordo com os sintomas relatados pelos pacientes, com o objetivo de aliviar os desconfortos do quadro.

Como tratar
COVID longa?

Clique aqui e leia mais

Quer saber mais dicas de saúde e bem-estar? Acesse o Minha Vida.