Cúrcuma: benefícios e a quantidade diária recomendada

O açafrão-da-terra, conhecido também como cúrcuma, é uma raiz da família do gengibre que possui uma potente ação antienvelhecimento e antioxidante.

Por ser rica em diversas vitaminas e nutrientes, como o potássio, a cúrcuma é uma ótima aliada no controle da pressão arterial e na prevenção de derrames, artrite e até Alzheimer.

Porém, o grande valor da cúrcuma está na curcumina, um polifenol com ação antioxidante e anti-inflamatória. Ela é a responsável pela prevenção de diversos tipos de câncer.

Além dos pontos já mencionados, esse condimento também ajuda na manutenção da saúde do cérebro e do coração e pode agir contra a depressão.

Benefícios da cúrcuma

Para completar essas vantagens, a cúrcuma ainda pode ajudar na perda de peso, no combate a algumas doenças de pele, como acne e psoríase, e acelerar a cicatrização cutânea.

Existem duas opções: a raiz inteira ou em pó. Caso compre a raiz inteira, utilize uma ou duas rodelas por dia. Para o pó da cúrcuma, a orientação é uma colher de chá diariamente.

Como consumir?

Ao consumir a raiz inteira e fresca, você pode colocar rodelas em sucos ou utilizá-la ralada na preparação de pratos variados.

Já o tempero em pó pode ser usado à vontade em sopas, pães, bolos, biscoitos, omeletes, tapiocas e também em carnes ou cozidos. A cúrcuma em pó também pode ser utilizada em sucos. Versátil né?

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