Descubra por que a 3ª idade pode ser a melhor fase da vida

Muitas pessoas ainda encaram o avanço da idade como algo ruim. Porém, apesar dos mitos e estereótipos, a terceira idade não é esse bicho de sete cabeças que pintam por aí.

Seja pelo fator estético, com a chegada das "marcas da idade", ou pelo estereótipo de incapacidade física, esse receio de envelhecer vem lá de trás e é carregado conosco década após década.

Isso porque a velhice é comumente associada à perda de oportunidades, ausência de novas (e boas) experiências, imobilidade e perda da beleza. Mas não é bem assim que as coisas são.

O modo como cada um vai envelhecer está intrinsecamente relacionado a fatores biológicos, sociais, psicológicos, econômicos e até políticos. Ou seja, isso acontece de forma distinta para cada um.

Mas envelhecer também é o momento em que temos mais conhecimentos, vivências e experiências. Isso significa ter mais oportunidades de explorar novas formas de ver o mundo e construir novas relações.

Além disso, nessa fase, há mais tempo para investir em uma paixão negligenciada ou fazer atividades que trazem bem-estar, como artesanato, aprender outros idiomas, voluntariado e outros.

Esses benefícios só existem por causa da chamada inteligência cristalizada, que se refere a todo o conhecimento adquirido ao longo da vida e que é essencial para potencializar a qualidade de vida.

É importante seguir uma dieta saudável, ter uma rotina de exercícios, manter uma vida social ativa, além de fazer acompanhamento médico e realizar exames preventivos.


Como envelhecer bem?

Adotar esses hábitos ao longo da vida irá te ajudar a passar pelas mudanças fisiológicas do envelhecimento sem grandes impactos e de maneira leve. Assim, você não precisa ter medo dessa fase!

Clique aqui e leia mais

Tudo para sua
saúde e bem-estar
você encontra aqui