Cuidados essenciais com as lentes de contato: 8 dicas 

As lentes de contato são excelentes recursos ópticos para a correção da miopia e astigmatismo. Todavia, para manter a saúde ocular, é importante usá-las corretamente.

Pensando nisso, listamos algumas dicas essenciais de limpeza e de armazenamento das lentes de contato. Vem dar uma olhada!

As lentes de contato devem ser higienizadas antes e após o uso, bem como as suas mãos. Ah, e nunca reutilize a solução que ficou no estojo. Use sempre uma porção.

1. Limpeza da lente de contato

Outra dica é iniciar a limpeza sempre com a lente da esquerda ou da direita para prevenir qualquer confusão e troca das lentes.

Assim como as lentes, o estojo deve ser higienizado para prevenir infecções por micro-organismos. Nesse caso, utilize a mesma solução das lentes para lavá-lo e não água.

2. Limpeza do estojo

Permita que o estojo seque no ambiente em vez de usar qualquer papel ou toalha para evitar contaminações. E lembre-se de trocá-lo a cada três meses.

Como o uso de soro fisiológico não é recomendado atualmente, o ideal é que o oftalmo indique a melhor solução para lente de contato para você, dependendo do tipo de lente.

3. Use a solução correta

Saber retirar e colocar as lentes é essencial para evitar infecções ou outros tipos de problemas, como colocar a lente no olho errado, por exemplo.

4. Como colocar e tirar a lente de contato?

Heading 3

A princípio, observe se elas não estão invertidas. Para isso, encaixe a lente na ponta do dedo e coloque na direção da luz. Se as bordas ficarem "viradas" para o lado de fora, a lente está invertida.

Depois de verificar, segure com cuidado a pálpebra superior para que você não pisque e, com os dedos da mão que está a lente, puxe a pálpebra inferior. Direcione o dedo da lente e a encaixe no lugar.

É importante saber que a lente de contato não permaneça nos olhos por mais de 10 ou 12 horas. Além disso, é importante retirá-las para dormir para evitar irritações.


5. Tempo máximo

Lembre-se de colocar as lentes antes de aplicar a maquiagem e retirá-las antes do demaquilante. A recomendação para retirá-las também vale para atividades no mar ou na piscina.


6. Make e piscina

Para evitar olhos secos, o recomendado é lançar mão das soluções lubrificantes e evitar o uso de água boricada ou soro fisiológico, por exemplo.

7. Lubrificantes oculares

Cada lente de contato tem um tempo de vida definido, de modo que é importante respeitar esse prazo de validade e trocá-las periodicamente.

8. Frequência de troca das lentes

Clique aqui e leia mais

Tudo para sua
saúde e bem-estar
você encontra aqui