Aprenda dicas práticas para acelerar o metabolismo

Existem diversos fatores que podem influenciar a ação do metabolismo, tornando-o mais lento, por exemplo.

Com o metabolismo mais lento, manter o mesmo peso se torna uma tarefa difícil, já que o corpo não gasta mais tanta energia e acaba acumulando gordura.

Em pessoas mais jovens, o metabolismo lento pode estar associado a alguns maus hábitos, como má alimentação, sono desregulado e falta de exercícios físicos.

Felizmente, existem práticas ligadas à alimentação e a hábitos rotineiros que podem ajudar a acelerar o metabolismo. Você as conhece?

O consumo de alimentos termogênicos, que ajudam a acelerar a queima de gordura, é essencial para o controle de peso.

Alimentos termogênicos

Capazes de aumentar a temperatura corporal, alguns alimentos termogênicos podem ser mesclados a outros na refeição para trazer mais saciedade e outros benefícios à saúde.

Alguns dos mais conhecidos incluem a pimenta vermelha, perfeita para ser usada como tempero de pratos quentes e saladas. O mesmo vale para a canela, que possui alto teor de cálcio.

Quer mesclar dois termogênicos numa única refeição? Em alguns peixes, como o salmão e a sardinha, há o ômega-3, que ajuda a aumentar o metabolismo basal. Use gengibre como tempero e voilá!

O chá verde também é um termogênico que atua como fonte de energia, com função de estímulo metabólico. Mas, para isso, é preciso beber ao menos quatro xícaras de chá ao dia, sem açúcar.

Por fim, as fibras naturais, por serem indigeríveis, mantêm a saciedade por mais tempo e agem no metabolismo basal. Também são fundamentais para uma boa absorção de nutrientes.

Aliados a uma boa alimentação, os hábitos fazem toda a diferença na qualidade de vida. Alguns deles também são fundamentais para acelerar o metabolismo, sabia?

Hábitos saudáveis

Evitar ficar grandes períodos sem comer é um deles. No intervalo das refeições, coma frutas e faça lanches leves e rápidos. Assim, o metabolismo fica ativo o dia todo.

Combinar exercícios aeróbicos com ginástica localizada ou musculação também ajuda a acelerar o metabolismo. Ganhar massa magra também é ótimo, já que há maior gasto de energia.

Beber muita água é um hábito que já sabemos da importância, mas fundamental para eliminar toxinas do corpo e acelerar o metabolismo. Hidrate-se!

Clique aqui e leia mais

Tudo para sua
saúde e bem-estar
você encontra aqui