10 dicas para manter os joelhos saudáveis depois dos 40 anos

A mobilidade dos membros superiores e inferiores está ligada à memória de movimento adquirida durante o período de crescimento e de desenvolvimento.

1. Cuidados antes dos 40

Assim, um trabalho de equilíbrio e coordenação ideal para deixar não só os joelhos, mas todas as articulações saudáveis, deve ser feito durante toda a vida.

Procurar um ortopedista para saber se tudo vai bem com os joelhos é fundamental. Ao seguir as recomendações, a saúde dos membros é garantida.

2. Acompanhamento médico

As articulações dos membros inferiores são responsáveis por carregar o peso do corpo durante os deslocamentos. Por isso, é recomendado manter o IMC em dia.

3. Peso ideal

Pessoas sedentárias e acima do peso são mais propensas a desenvolverem condições como artrite e artrose.

4. Cuidado com as doenças degenerativas

Ao caminhar e correr com cuidado, é possível evitar que erros mecânicos provoquem problemas na articulação dos joelhos.

5. Cuidado ao se exercitar

Exercícios de resistência garantem a função de estabilidade dos joelhos, assim como distribuem os nutrientes necessários para a saúde da cartilagem articular.

6. Mantenha a força

Ao manter os joelhos flexíveis, a carga sobre a cartilagem articular é distribuída de maneira uniforme, sem que pontos isolados sofram nenhum tipo de pressão.

7. Amplitude e flexibilidade

Os exercícios aeróbicos levam nutrientes para os tecidos responsáveis pelo desempenho da articulação do joelho.

8. Bom condicionamento físico

O incômodo pode servir de alerta para uma doença que, se for diagnosticada no seu início, terá melhores chances de ser tratada.



9. Atenção à dor

Aproveitar o esporte com cautela, adotando os cuidados necessários, ajuda a adaptar as condições atuais à prática escolhida sem gerar danos.

10. Adaptação aos esportes

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