Diet e light: diferenças e cuidados

Você já deve ter se deparado nas prateleiras do supermercado com alimentos rotulados como diet e light. Mas afinal, qual a diferença entre os dois?

Embora esses alimentos tenham nomes parecidos, suas propriedades nutricionais são BEM diferentes.

Diet, do inglês “dieta”, é todo alimento isento de algum nutriente (açúcar, sódio, gordura, glúten, lactose), independente do número de calorias.

O que é comida diet?

Já comidas light (leve) são aquelas com uma redução mínima de 25% de um nutriente específico (açúcar, sal ou gordura) - além de 25% menos calorias em relação às tradicionais.

O que é comida light?

Sabe os alimentos com rótulos “zero”? Ele é semelhante ao diet, em que se exclui 100% de um ou mais nutrientes (como o “zero açúcar”) e é acompanhado de grande redução calórica.

Alimento zero

Ela é indicada para quem tem algum problema de saúde, como diabetes. Porém, é preciso ficar de olho: ela pode conter mais calorias do que o alimento convencional.

Comida diet: indicação

Já os alimentos da categoria light são indicados para quem está preocupado em reduzir calorias.

Comida light: indicação

Embora pareçam mais saudáveis, o consumo de alimentos modificados deve ser moderado e sempre inserido em um programa alimentar balanceado.


Não exagere

Alguns alimentos naturalmente apresentam poucas calorias, sódio ou nenhum açúcar. É o caso de hortaliças e frutas. Invista nelas!


Diet e light natural

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