Qual é a diferença entre cansaço e exaustão?

Com a correria do dia a dia, é muito comum não achar tempo para descansar o corpo e a mente. Como consequência, entramos em um estado de desgaste mental e físico.

Não é à toa que as pessoas se sintam exaustas ou cansadas após um dia de esforço. Porém, há uma grande diferença entre esses dois tipos de desgastes. Entenda:

O cansaço é caracterizado por um esgotamento momentâneo, que pode ser eliminado de forma simples, com boas horas de sono ou atividades relaxantes.

O que é cansaço?

Já a exaustão vai além do desgaste físico: trata-se de um esgotamento mental relacionado a quadros de estresse.

O que é exaustão?

É possível identificar quando um estado de cansaço normal se tornou um processo de estresse. Por isso, é importante estar atento aos sinais.

Cansaço x Exaustão

O processo de estresse pode se manifestar pelo excesso de pensamentos repetitivos e negativos, perda de interesse, falta de apetite, ansiedade e sensação de desamparo.

Todos podemos entrar em um estado de estresse e o ideal é nos forçar a adquirir hábitos que costumam deixar mais leve o nosso corpo e mente.

O que fazer?

O primeiro passo é melhorar os cuidados gerais com a saúde, praticar exercícios de relaxamento e de respiração, equilibrar a alimentação e dedicar um tempo ao lazer.

Dessa forma, é possível amenizar as tensões do dia a dia, aliviar os sinais do cansaço e evitar uma possível exaustão.

Saiba mais sobre saúde mental no Minha Vida!

Clique aqui e saiba mais