Diferença entre doença hereditária e genética

Embora pareçam iguais, doenças hereditárias e genéticas são bem diferentes, você sabia? Explicamos:

Uma doença genética deriva de um erro nos genes do indivíduo. Isso pode ser causado por diferentes fatores, como radiação, infecção, estresse, entre outros.

Doença genética

O câncer é uma doença genética, por exemplo. Ainda que o quadro seja bastante associado ao histórico familiar, apenas 5 a 10% são herdados.

Já a doença hereditária, como o próprio nome já sugere, é uma característica genética herdada e transmitida entre gerações e que vai se manifestar em algum momento da vida.

Doença hereditária

Você provavelmente conhece algum membro da família com diabetes, obesidade, hipertensão ou alergia… A doença faz parte da genética familiar e, por isso, é hereditária.

Nesse contexto, é função do médico geneticista saber diagnosticar e diferenciar o que é genético do que é hereditário. As formas de diagnósticos sempre dependerão da prática da boa clínica médica.

Felizmente, a medicina genômica trouxe uma evolução impressionante no campo do diagnóstico de doenças genéticas e hereditárias. Hoje, existem diversos tipos de testes não invasivos.

Como diagnosticar

Alguns deles utilizam algumas gotas de sangue ou saliva, assim como qualquer amostra de tecido ou fluido do corpo que contenha DNA. O mais importante é a precocidade do resultado.

Também existem testes genéticos que podem ser realizados a partir de uma amostra de sangue da pessoa na nona semana de gravidez. Nele, são "pinçados" fragmentos de DNA do feto.

Esses testes gestacionais fornecem 99.99% de certeza do diagnóstico de doenças como a síndrome de Down.

No caso do diagnóstico de doenças fetais, há o exame de amniocentese, que coleta uma amostra do líquido amniótico que envolve o bebê.

Esses recursos genômicos permitem planejar a gravidez e tomar as medidas preventivas necessárias.

Todavia, é importante lembrar que eles precisam ser orientados por um especialista em genética médica, que poderá orientar acerca dos testes disponíveis e adequados para cada caso.

Curtiu?
Saiba mais sobre as doenças hereditárias no Minha Vida!

Clique aqui e leia mais