Qual é a diferença entre dopamina e serotonina?

Não é raro a dopamina ser confundida com o “hormônio da felicidade”, a famosa serotonina. Porém, existem diferenças entre os dois neurotransmissores. Saiba mais a seguir.

Conhecida por sua relação com o bem-estar e o prazer, a dopamina é o neurotransmissor responsável pelo controle do humor e da atenção.

Dopamina

A dopamina também é responsável pelas funções cognitivas que envolvem atenção, aprendizado e memória. Além disso, ela controla as funções motoras.

Por isso, a deficiência de dopamina no organismo pode provocar tremores, dificuldade em executar trabalhos manuais, alterações de humor e depressão.

Já a serotonina é o famoso  “hormônio da felicidade”. Esse neurotransmissor é que regula o humor, as funções cardíacas, o sono, o apetite
e a memória.

Serotonina

Tanto a dopamina quanto a serotonina são neurotransmissores e, embora estejam associadas a sensações de felicidade e de prazer, ambas exercem funções diferentes no organismo.

Qual a diferença?

Enquanto a serotonina é responsável pela regulação das emoções e desempenha um papel na coagulação sanguínea e na digestão, a dopamina está associada ao sentimento de recompensa, de motivação e de prazer.

A deficiência da serotonina pode causar agressividade e mau funcionamento do intestino. Já os baixos níveis de dopamina estão ligados à perda de memória e a dificuldades motoras.

Ainda assim, é importante lembrar que tanto a serotonina quanto a dopamina estão intrinsecamente interligadas e possuem funções extremamente importantes e complexas no corpo.

Clique aqui e leia mais

Curtiu?
Veja mais dicas
no Minha Vida