Você já ouviu falar na doença da arranhadura de gato?

Mais comum do que possa parecer, a doença da arranhadura de gato é uma infecção bacteriana que afeta os gânglios linfáticos em seres humanos.

A bactéria nociva costuma ser transmitida pelos arranhões e mordidas de gatos. Porém, o contato com a saliva do bichinho em uma ferida aberta pode causar a infecção também.

Os felinos podem ser infectados pelas picadas e fezes de pulgas transmissoras da bactéria. Eles também podem contrair a doença brigando com outros gatos infectados.

- Febre;
- Dor de cabeça;
- Fadiga;
- Vermelhidão, pus e lesões arredondadas e/ou elevadas na área machucada;
- Dores no corpo.

Sintomas da infecção em humanos

O diagnóstico da doença é difícil e vai além da análise dos sintomas. Por isso, informe o médico se você (ou outra pessoa) foi mordido ou arranhado por um gato recentemente.

Como diagnosticar?

Ao ser mordido ou arranhado por um gato, é importante lavar bem o local lesionado o mais rápido possível, além de evitar que feridas expostas tenham contato com o bichano.

Cuidados

Procure também manter seu gato dentro de casa e atente-se para que ele não tenha pulgas e outros parasitas, cuidando sempre da higiene do animal.

Na maioria dos casos, a infecção não é grave e desaparece sozinha. Mas, em situações mais sérias, pode ser necessário o uso de antibióticos.

Tratamento

Clique aqui e leia mais

Gostou das informações?
Veja mais dicas de cuidados com os pets no Minha Vida!