Estudo revela horário exato para diminuir riscos de doenças do coração

Você costuma dormir muito tarde? Pois saiba que esse hábito pode aumentar o risco para doenças cardiovasculares, de acordo com um estudo da Sociedade Europeia de Cardiologia.

Segundo o estudo, o horário ideal para dormir é entre 22h e 23h - pelo menos no que diz respeito à saúde do coração.

Melhor horário
para ir dormir

Para chegar a essa conclusão, a pesquisa analisou 88 mil pessoas de 43 a 79 anos. Quem foi para a cama depois da meia-noite teve uma chance 25% maior de desenvolver problemas de saúde.

Entre os problemas, os principais foram as doenças cardiovasculares: ataque cardíaco, insuficiência cardíaca, doença cardíaca isquêmica crônica, derrame e ataque isquêmico transitório.

Após a primeira fase do
teste, os pesquisadores acompanharam o grupo por um período de cinco a sete anos para diagnósticos de doenças. Confira os resultados.

Os resultados mostraram que houve um risco 12% maior de doenças cardiovasculares para aqueles que começaram a dormir entre 23h e 23h59.

Dormir às 23h
é bom para o coração

Além disso, entre aqueles que adormeceram à meia-noite ou mais tarde, o risco de doenças cardiovasculares foi 25% maior.

Dormir depois da meia-noite: perigo

Por fim, para aqueles que adormeceram antes das 22h houve um risco 24% maior para doenças cardiovasculares.

Dormir cedo faz bem?

Os pesquisadores descobriram também que a associação entre o início do sono e o risco cardiovascular foi maior entre as mulheres.

A idade mais avançada dos participantes do estudo também pode ser um fator de confusão: segundo os especialistas, o risco cardiovascular das mulheres aumenta após a menopausa.

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