Efeito “build-up” no cabelo: o que fazer para evitá-lo

Seu cabelo já ficou com um aspecto sujo, opaco e pesado? Pois, então, você pode ter passado pelo efeito ''build-up''.

“Build-up” significa “acumular”, em inglês, e esse efeito no cabelo nada mais é que o acúmulo de resíduos nas fibras capilares, sendo mais comum em cabelos lisos.

Efeito build-up: o que é?

O  “build-up” não prejudica apenas a aparência do cabelo, mas também gera coceira no couro cabeludo e impede que nutrientes penetrem nos fios - favorecendo quebras e pontas duplas.

Esse efeito é causado principalmente pelo uso excessivo de técnicas de baixo poder de lavagem, condicionadores, máscaras e cremes sem enxágue.

A boa notícia é que o build up pode ser revertido: o primeiro passo é incluir shampoos de limpeza profunda na rotina de cuidados capilares.

Como reverter?

Pessoas com cabelos lisos ou ondulados devem usar o shampoo semanalmente. Cuidado apenas com a quantidade do produto e do condicionador para eles não se acumularem nos fios.

O ideal é usar uma porção do tamanho de uma moeda de 50 centavos nos cabelos curtos e médios.

Shampoo e condicionador: quanto usar?

Os dias de lavagem é outro fator que varia. Fios muito oleosos geralmente precisam fazer a higienização diariamente, mas isso é dispensável para cabelos mais secos.



Frequência

Vale lembrar que, para evitar resíduos no cabelo, as máscaras e os condicionadores só devem ser aplicados nas pontas dos fios.

E quando o assunto é prevenção, sempre remova completamente os produtos usados no cabelo durante o enxágue - que deve ser feito com água morna ou fria para não agredir o couro cabeludo.

É importante que, diante da suspeita de qualquer problema capilar, o melhor a se fazer é procurar um médico dermatologista. Na consulta, o especialista saberá o que cada pessoa realmente precisa.

Clique aqui e leia mais

Curtiu? Veja 8 erros comuns ao usar a chapinha no Minha Vida!