Egoísmo pode ser bom para a saúde mental e te explicamos por que

Por vivermos em comunidade e dependermos uns dos outros, o egoísmo é, muitas vezes, apontado como algo negativo. Porém, você já parou para pensar que ele nem sempre precisa ser algo ruim?

Ao focarmos em nós mesmos, ficamos mais autoconscientes e, consequentemente, mais assertivos frente às nossas escolhas.

Ou seja, quando praticado de maneira equilibrada, o egoísmo pode ser uma manifestação de amor próprio. Mas, para isso, é necessário compreender os seus limites e diminuir a autocobrança.

Apesar de parecidos, o egoísmo e o egocentrismo são coisas diferentes. O egocentrismo é o pensamento de que somos o centro de tudo e que tudo gira em torno de nós.

Egocentrismo

Já o egoísmo se define pela ação de olhar para si, buscando a satisfação das próprias necessidades e desejos - o que não implica, necessariamente, em uma postura egocentrista.

A intensidade do egoísmo é crucial para classificá-lo como bom ou ruim. Por exemplo, o egoísmo que se configura pelo autocuidado pode beneficiar a nós e nosso círculo social.

Equilíbrio no egoísmo

Nos colocarmos em primeiro lugar é uma tarefa essencial. Caso contrário, ao nos preocuparmos demais com as necessidades dos outros, podemos nos esquecer de olhar para as nossas próprias questões.

Porém, o egoísmo movido apenas pela autossatisfação pode proporcionar malefícios ao coletivo e a nós mesmos. Ao desconsiderarmos os limites alheios, criamos um mal-estar geral.

Por isso, é muito importante definir nossos limites e de quais necessidades não podemos abrir mão. Além disso, é preciso respeitar esses limites e pedir aos outros que isso seja respeitado.

Para isso, devemos ser transparentes e evitar a arrogância. Na hora de defender suas necessidades, procure falar de forma assertiva e com alguns termos mais diplomáticos, como “talvez” ou “penso que”.

Lembre-se: o diálogo transparente é uma boa ferramenta para que ninguém se sinta anulado na relação. Devemos defender quem somos e o que queremos, garantindo o mesmo ao outro.

Clique aqui e leia mais

Tudo para sua
saúde e bem-estar
você encontra aqui