Exercícios para dor ciática: como aliviar em casa?

Embora se assemelhe com a dor lombar, a dor ciática é concentrada na parte inferior das costas e pode irradiar para outras partes do corpo.

As causas mais comuns para a dor ciática estão ligadas a desequilíbrios musculares, gravidez, lesão nas costas, hérnia de disco, esporão ósseo e espondilolistese.

A dor do nervo ciático é aliviada, principalmente, através de alongamentos. Confira como realizá-los em casa:

Como aliviar a dor?

Sente-se em uma cadeira,
coloque um tornozelo sobre o joelho da outra perna, com a coluna ereta, puxe o joelho ao peito, em direção ao ombro oposto.

Alongamento em uma cadeira

Tente não curvar as costas para frente ou para um dos lados do corpo durante o exercício. Mantenha essa posição por 15 segundos e repita cinco vezes de cada lado.

Deite-se de costas, com as pernas dobradas e os pés no chão. Coloque o tornozelo sobre o joelho da perna oposta e leve o tornozelo próximo ao tronco, com a ajuda das mãos.

Alongamento deitado

Mantenha a postura por 15 segundos e repita cinco vezes de cada lado.

Deite-se de costas e coloque uma almofada embaixo da cabeça, dobre os joelhos e mantenha os pés retos na largura dos quadris.

Alongamento do joelho ao peito

Mantenha a parte superior do corpo relaxada e o queixo delicadamente dobrado. Dobre um joelho em direção ao peito e segure-o com as duas mãos.

Mantenha por 20 a 30 segundos, com respirações profundas controladas, e repita 3 vezes, alternando as pernas.

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