Exercícios para ombros e pescoço

A região dos ombros e do pescoço é frequentemente acometida por dores e desconforto.

Pessoas que ficam muito tempo na frente do computador são as mais afetadas com esse desconforto pelo excesso de tempo que permanecem na mesma posição.

Outro grupo que sofre bastante é o de pessoas que realizam trabalhos braçais: carregar peso, fazer faxina pesada, manuseio de máquinas, entre outros.

Alguns exercícios simples são bem interessantes para aliviar as dores e melhorar os movimentos da região. Conheça alguns que podem ser realizados diariamente:

Rode a cabeça passando o queixo sobre os ombros até o limite possível. Realize movimentos leves e contínuos para os dois lados.

Mobilidade do pescoço em rotação

Flexione a cabeça levando o queixo em direção ao peito e realize uma leve pressão na nuca com as mãos. Permaneça assim por 20 segundos.

Alongamento da musculatura do pescoço

Esse exercício é semelhante ao anterior. A diferença está na posição do queixo deve ficar de lado. Faça o processo para a esquerda e para a direita.

Variação do alongamento do pescoço

Incline a cabeça levando a ponta da orelha em direção ao ombro e realize uma leve pressão com a mão.

Alongamento da musculatura entre ombro e pescoço

Cruze um braço na frente do corpo com o cotovelo esticado. Com a mão oposta realize uma pressão adicional. Repita com o outro braço.

Alongamento da musculatura do ombro

Leve o braço acima da cabeça com o cotovelo dobrado e a mão encostada nas costas. Com o outro braço realize uma pressão extra segurando no cotovelo do braço dobrado.


Alongamento do braço

Em uma quina de parede, encoste o antebraço e as mãos na parede . Mantenha o cotovelo dobrado e rode o tronco para o lado oposto do braço que está na parede.

Alongamento do músculo peitoral

Nenhum destes exercícios deve causar dor e, se isso acontecer, o ideal é procurar ajuda profissional para analisar o caso.

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