Fezes claras ou esbranquiçadas: o que pode ser?

Em situações normais, as fezes podem variar em tons de marrom, principalmente devido à dieta. Todavia, se as suas apresentarem uma cor clara ou esbranquiçada, é importante dar atenção a isso.

Além dessa alteração drástica na cor das fezes, outro ponto de atenção é se essa mudança de tonalidade dura mais de três dias.

Fezes pálidas podem indicar um problema com a drenagem do sistema biliar, que é composto de sua vesícula biliar, ductos biliares, fígado e pâncreas.

Os sais biliares são liberados nas fezes pelo fígado, deixando-as na cor marrom já conhecida. Se as fezes estão pálidas, uma possibilidade é a insuficiência de produção da bile pelo fígado.

Em outra situação, o fígado pode estar excretando a bile em baixa quantidade por uma série de problemas, tais como hepatite alcoólica, hepatites virais ou hepatites medicamentosas.

Além disso, as fezes claras também podem ser sinal de tumores nas vias biliares, na vesícula biliar ou no pâncreas. O estreitamento dos ductos biliares também pode provocar a variação de cor.

Em casos de bebês cujas fezes estão claras ou esbranquiçadas, aqui vai um alerta para más-formações no sistema biliar. Caso você note essa alteração, leve-o ao pediatra rapidamente.

Bebês

Essas são somente algumas das causas mais comumente associadas à presença da coloração branca nas fezes. No entanto, podem não ter qualquer relação com o seu caso.

Por isso, é essencial buscar a ajuda de um especialista para descobrir a causa certa do problema e, assim, começar um tratamento adequado.

Se interessou?
Saiba mais sobre problemas nas fezes no Minha Vida!

Clique aqui e leia mais!