Frequência
cardíaca: qual é a
ideal para o treino?

Você sabia que existe uma
relação entre a intensidade
dos exercícios físicos e
a frequência cardíaca?

Exames, como o teste ergoespirométrico, são essenciais para determinar os limites individuais e as respectivas frequências cardíacas para o treino.

O treino pode ser monitorado e controlado pelo nível de batimentos por minuto do coração (bpm), fazendo com que o exercício seja realizado de forma leve, moderada ou intensa.

Existe ainda a possibilidade de usar fórmulas genéricas para calcular a frequência cardíaca máxima:



(0,7 x idade em anos) - 207
(idade em anos) - 220


Fórmulas para calcular a frequência cardíaca no treino:

É importante lembrar que, por serem equações que mexem com estimativa, essas fórmulas nunca dão um número exato sobre a frequência cardíaca a ser alcançada.

Com base no resultado da sua frequência cardíaca máxima, é possível usar uma tabela para estimar o ritmo em seu treino:

Muito leve: menos de 57 bpm
Leve: entre 57 e 64 bpm
Moderada: entre 64 e 77 bpm
Intensa: entre 77 e 96 bpm
Máximo: acima de 96 bpm

Tabela de intensidade de acordo com o bpm (média):

Aparelhos como os smartwatches, além dos frequencímetros ou pulsômetros, são capazes de realizar o monitoramento da frequência cardíaca durante o treino, facilitando assim o controle do ritmo.

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