Furúnculo: você sabe identificar? É contagioso? Entenda tudo!

Diferente do pelo encravado, o furúnculo é uma infecção cutânea mais profunda e dolorosa - geralmente no rosto, pescoço, axilas, nádegas e coxas. Mas você sabe como identificar um? A gente te explica!

Semelhante a uma espinha, o furúnculo tem como característica a formação de um nódulo avermelhado, dolorido e endurecido, com uma área amarelada na parte central indicando a presença de pus.

O furúnculo é causado pela bactéria Staphylococcus aureus ou por fungos da pele. Qualquer pessoa pode desenvolver a infecção, especialmente quem tem diabetes, HIV, obesidade, acne e eczema.

Causas

O principal sinal de furúnculo é o surgimento de um nódulo
avermelhado, dolorido e cheio de pus, além de fadiga,
mal-estar e febre.

Sintomas do furúnculo

Por ser uma infecção causada por bactérias na pele, o furúnculo pode ser, sim, contagioso. Porém, o furúnculo também pode estar associado à baixa imunidade.

O furúnculo é contagioso?

É possível tratar do furúnculo
em casa, com compressas quentes para aliviar a dor e usando pomadas à base de Ictiol. Além disso, é imprescindível manter a área limpa e NUNCA espremê-lo.

Como tratar

Algumas medidas podem prevenir a ocorrência de furúnculos, como evitar usar roupas muito justas e de tecidos sintéticos todos os dias, manter as mãos sempre limpas e não compartilhar itens pessoais.

Clique aqui e leia mais

Tudo para sua
saúde e bem-estar
você encontra aqui