Gravidez ou TPM?
Qual é a diferença
dos sintomas?

Para muitas mulheres pode
ser difícil diferenciar os sinais
da TPM com os sintomas da
gravidez, até porque ambos
são muito mais semelhantes
do que parecem.

Essa dúvida surge pelo aumento da progesterona, que ocorre após a ovulação, uma ou duas semanas antes da menstruação. Diferenças sutis podem te ajudar a distinguir. Veja quais são:

Diferente da náusea na gravidez, que vem acompanhada de vômitos, o enjoo na TPM não é assim e nem apresenta aversão a alimentos. Ela ainda tende a passar com a menstruação.

Náusea sem vômito

Na TPM, o sono pode estar bastante presente. Porém, sua intensidade é menor do que na gravidez, quando o corpo precisa trabalhar para desenvolver o feto e a placenta.

Sono

É muito comum a mulher sentir variações de humor quando está prestes a menstruar. Na gestação, esse estado de humor é prolongado e pode durar por toda a gravidez.

Instabilidade emocional

A produção de leite faz com que a mama fique mais sensível na gravidez, causando desconforto. Na TPM, essa sensibilidade é mais amena e passa assim que a menstruação desce.

Sensibilidade na mama

Na TPM o abdômen aumenta pela retenção de líquido. Já na gravidez, isso tende a surgir a partir da quinta semana de gestação.

Aumento abdominal

Como os outros sintomas da TPM, a prisão de ventre e o aumento de gases somem assim que a menstruação desce. Na gravidez, o quadro pode se prolongar ao longo do primeiro trimestre.


Prisão de ventre

Clique aqui e leia mais

Aprenda a diferenciar outros sintomas semelhantes entre a gravidez e a TPM.