Mais do que compor o cardápio de quem busca por energia e disposição, o guarará e o açaí também podem ser grandes aliados da beleza.
Foi o que concluiu uma pesquisa inédita realizada no Amazonas, pela doutora Ednea Ribeiro, com o extrato combinado dos dois frutos sobre a desaceleração do envelhecimento da pele.
A combinação ainda oferece benefícios diretos para feridas de difícil cicatrização.
O resultado do estudo demonstrou que o combo possui potencial aplicação no tratamento de feridas crônicas e também da fibrose e cicatrizes patológicas (hipertróficas).
Além de beneficiar pessoas que sofrem com feridas crônicas, outro grande benefício do extrato combinado de açaí e guaraná está na sua ação contra o envelhecimento da pele.
Segundo a cientista, o envelhecimento biológico leva à desestruturação da pele e, com isso, idosos acabam desenvolvendo uma série de disfunções, incluindo maior dificuldade de cicatrização.
Além da questão estética, a pele também desempenha funções essenciais, protegendo contra os raios ultravioletas (UV), evitando infecções por micro-organismos e regulando a temperatura corporal.
Assim, a combinação do guaraná e açaí pode, futuramente, ser utilizada para beneficiar pessoas que sofrem com feridas crônicas.
O composto também pode ser utilizado em uma série de produtos cosméticos voltados para o segmento de beleza e cuidados diários.