Adicionar exercícios físicos na rotina é essencial para a saúde e traz diversos benefícios ao corpo.
E você sabia que o período do dia em que o treino é realizado pode influenciar no humor, no desempenho físico, na saúde cardiovascular e na composição corporal.
Uma pesquisa estadunidense, com o objetivo de entender se existia melhor horário para realizar exercícios no dia a dia, monitorou 30 mulheres e 26 homens fisicamente ativos por duas semanas.
Foram medidos peso, IMC, percentual de gordura corporal, níveis de colesterol, insulina, pressão arterial e frequência cardíaca dos pacientes. O humor também foi analisado.
Além dos exercícios, também foi preparada uma dieta especial para os voluntários. Eles ainda foram divididos em dois grupos: um que se exercitava de manhã e outro à noite.
Ao final das 12 semanas, todos tiveram melhora na saúde de forma geral e no desempenho. Mas os resultados foram diferentes em quem se exercitou pela manhã e em quem malhou pela noite.
Segundo o estudo, as mulheres que treinavam pela manhã melhoraram a potência dos músculos inferiores, queimaram mais gordura abdominal e reduziram a pressão arterial.
Já as que se exercitaram à noite melhoraram a potência dos músculos superiores, reduziram a tensão e melhoraram o humor.
Entre os homens, o resultado foi um pouco diferente. O desempenho físico e a queima de gordura corporal não tiveram diferenças significativas entre aqueles que malhavam pela manhã ou pela noite.
Porém, quem praticou os exercícios à noite, apresentou menores níveis de colesterol e pressão arterial, além de apresentar menos fadiga.
Veja 6 vantagens de caminhar pela manhã no Minha Vida!