Ingerir muito café todos os dias pode causar demência

Você sabia que o café é a segunda bebida mais consumida no Brasil, perdendo apenas para a água? Pois é, se tem uma coisa que o brasileiro ama é um bom cafézinho a qualquer hora do dia.

A cafeína, substância presente na bebida, possui ação estimulante e é capaz de aumentar a concentração e o raciocínio - sendo ótima para começar o dia com mais energia.

Não é à toa que inúmeros estudos ao longo dos anos comprovaram os benefícios do consumo moderado de café. Mas, como nem tudo são flores, é preciso se atentar aos males do excesso da bebida.

Segundo uma pesquisa realizada pela Universidade do Sul da Austrália, o hábito de beber muito café diariamente está relacionado a um risco maior de desenvolvimento de demência.

O estudo, que analisou registros médicos de 17 mil voluntários britânicos, tinha como objetivo avaliar os riscos do consumo frequente da bebida.

Entre as pessoas que bebiam sete ou mais xícaras de café por dia, eles observaram um aumento de 53% nas chances de se ter demência, quando comparado aos que consumiam de uma a duas xícaras diárias.

E os riscos vão além! Segundo os responsáveis pela pesquisa, beber muito café também pode estar ligado a uma maior prevalência de alterações físicas no cérebro e outras doenças neurológicas.

Visto que o café é uma das bebidas mais consumidas no mundo, os resultados podem ser assustadores. Só no Brasil, segundo o IBGE, quase 80% da população consome a bebida.

Porém, apesar da correlação, é importante ressaltar que as chances de desenvolver doenças cerebrais se dá somente pelo consumo excessivo de café.

Para amantes da bebida, é importante lembrar de nunca tentar tornar o café um substituto da água. Isso porque ele não é capaz de manter o corpo hidratado e ainda pode te trazer os problemas citados.

Por outro lado, o café pode ser um aliado no combate a diversos problemas se ingerido da forma correta. Então, foque no consumo saudável e evite exageros!

Clique aqui e leia mais

Tudo para sua
saúde e bem-estar
você encontra aqui