LGBTQIAP+:
o que significa
cada letra?

O movimento LGBTQIAP+ é antigo, sendo um resultado de diversas reivindicações por reconhecimento e direitos, como a Revolta de Stonewall de 1969.

No entanto, as siglas LGBTQIAP+ ainda trazem dúvidas sobre os seus significados e importância. Pensando nisso, listamos o que cada letra representa.
Confira a seguir!

São as mulheres cis, transgêneras ou travestis atraídas afetiva e/ou sexualmente por pessoas do mesmo gênero.

L - Lésbica

Originalmente, o termo “lésbica” referia-se apenas aos habitantes da Ilha de Lesbos, na Grécia, onde vivia a poetisa Safo, conhecida por escrever poemas românticos para outras mulheres.

São homens cis ou transgêneros atraídos afetiva e/ou sexualmente por pessoas do mesmo gênero.

G - Gay

O termo vem do inglês e antigamente significava "alegre". Somente a partir dos anos 1960 que a palavra começou a ser utilizada para homens que se atraem por outros homens.

São pessoas atraídas por dois ou mais gêneros. Além disso, essas pessoas não precisam ter tido experiências com outras pessoas de mais de um gênero para se identificarem como tal.

B - Bissexual

São pessoas que possuem uma identidade de gênero diferente da designada no nascimento, ou seja, mulheres trans, homens trans e pessoas não binárias.

T - Transgênero e Travesti

Já “travesti” é um termo utilizado para descrever pessoas de gênero oposto ao designado no nascimento. É considerado um termo político, pois passou por uma ressignificação.

São pessoas cuja orientação sexual não é exclusivamente heterossexual. Ou seja, queer funciona como um “termo guarda-chuva” que abrange lésbicas, gays, bissexuais e pansexuais.

Q - Queer

São pessoas que nascem com a anatomia reprodutiva ou sexual que não pode ser classificada como sendo tipicamente masculina ou feminina. Antigamente, eram chamadas de "hermafroditas".

I - Intersexo

A assexualidade pode ser definida como a ausência total, parcial ou condicional de atração sexual. Geralmente, assexuais não possuem a atração sexual como prioridade.

A - Assexual

São atraídos por dois ou mais gêneros. Assim como os bissexuais, os “pans” também se relacionam com indivíduos de duas ou mais identidades de gênero, incluindo pessoas não binárias.

P - Pansexual

O “mais” representa outras orientações e identidades que não se encaixam na cis-heteronormatividade. Ou seja, é um símbolo que mostra a constante progressão e o movimento da sigla.

+ (Mais)

Entenda mais sobre a sigla e sua importância no Minha Vida!

Clique aqui e leia mais