O que é
lombalgia e quais
os sintomas?

A lombalgia pode ser definida
como uma dor na região
lombar, ou seja, na região mais
baixa da coluna, perto da bacia.

A dor pode se estender para
a região das nádegas, face
posterior das coxas, mas não
vai muito além do joelho.

Um por cento dos pacientes com lombalgia aguda tem ciática, frequentemente acompanhada de sintomas como dificuldade para andar e formigamento.

Mais de 90% da população mundial sofre episódio de dor lombar em algum momento da vida - e a lombalgia é a segunda causa mais frequente de procura pelos serviços médicos.

As lombalgias podem ser classificadas em agudas, quando apresentam duração de 4 a 6 semanas, e crônicas, quando a duração é maior do que 12 semanas.

Os sintomas da lombalgia são dores localizadas abaixo da décima segunda costela até a prega do glúteo, definida como a região lombar. As dores podem, ainda, irradiar para o meio da coxa.

Frequentemente, o problema é causado por uma má posição para sentar, se abaixar no chão ou carregar algum objeto pesado. Também pode ser causado por inflamação, infecção, hérnia de disco e artrose.

Muitos fatores são importantes para evitar que uma lombalgia aguda se torne crônica. A correção postural, principalmente na maneira de se sentar, é essencial, assim como exercícios físicos regulares.

Clique aqui e leia mais

Tudo para sua
saúde e bem-estar
você encontra aqui