Maltodextrina: que carboidrato é esse para quem pratica exercícios?

 A maltodextrina é um carboidrato do amido, normalmente de milho, mas pode ser encontrada em outros alimentos, como a mandioca. Você conhecia? 

Suplemento ideal para pessoas que praticam atividades físicas, a maltodextrina pode ser consumida tanto antes quanto depois do treino.

Se consumida antes, ela garante que o corpo tenha as quantidades corretas de glicose para uma prática segura de exercícios. Após os treinos, ela ajuda na recuperação muscular. 

Podendo ser consumida em pó ou em gel, ela é uma opção absorvida com maior velocidade pelo organismo do que outras fontes de carboidratos, como o arroz ou o macarrão. 

Praticantes de exercícios aeróbicos extenuantes costumam ingeri-la antes e durante os exercícios, pois, além de fornecer a energia necessária, ela impede que os níveis de glicose no sangue diminuam.

Já para quem realiza musculação, é indicado consumi-la após os treinos, pois ela ajuda no ganho de massa muscular e contribui para a reparação das micro-lesões sofridas nos exercícios 

A quantidade de maltodextrina que pode ser consumida varia de acordo com o peso corporal, dieta prescrita e outros fatores. Lembre-se sempre de procurar orientação de nutricionistas! 

Se consumida em excesso, a maltodextrina pode até causar hiperglicemia, diarreia, náuseas e vômitos. Doses muito altas também levam ao ganho de peso.

O consumo da maltodextrina não é recomendado para pessoas com diabetes, pois, devido a sua rápida absorção, os níveis de glicose no sangue aumentam, causando hiperglicemia.

E lembre-se: não é recomendado consumir o suplemento nos dias em que não for treinar! Siga sempre as recomendações de nutricionistas, viu? Bom treino! 

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