As unhas podem dar dicas importantes sobre como anda nossa saúde. Uma delas está nas manchas, que escondem um sinal de que algo pode estar errado no organismo.
A causa mais comum de manchas nas unhas é o hematoma causado devido a um trauma, normalmente quando batemos ou prendemos o dedo em uma porta. Isso é bem doloroso, não é mesmo?
Usar sapatos muito apertados ou praticar algum esporte de impacto também pode provocar manchas nas unhas, que costumam ser arredondadas, acastanhadas, arroxeadas ou enegrecidas.
Em geral, esse quadro não é grave e o médico deve ser procurado apenas nos casos agudos, quando há dor extrema ou quando acontece alguma deformidade na unha.
Porém, como nem tudo é tão simples assim, existem outras manchas que podem, sim, significar algo mais grave, como uma infecção ou até mesmo um tumor de pele.
É o caso das manchas listradas castanhas e negras, especialmente quando estão presentes em apenas uma das unhas e que aumentam rapidamente.
E se elas vão ficando mais escuras e maiores com o passar dos anos, é importante consultar um dermatologista, viu? Pois isso pode ser um melanoma de unha, um tipo agressivo de câncer de pele.
A boa notícia é que, quando o diagnóstico é feito no início do quadro, o tratamento é rápido e normalmente leva à cura completa da doença.
Além disso, quando as manchas surgem em tons azulados e avermelhados, pode ser sinal de um tumor benigno, embora seja raro.
E a dor é um sintoma que acompanha esse problema.
Os sinais mais preocupantes, neste caso, são o surgimento de inflamação e de deformidade na unha, que pode ficar com um aspecto incomum. Portanto, também é importante buscar ajuda médica.