Manchas escuras nas unhas podem indicar alguma doença?

As unhas podem dar dicas importantes sobre como anda nossa saúde. Uma delas está nas manchas, que escondem um sinal de que algo pode estar errado no organismo.

A causa mais comum de manchas nas unhas é o hematoma causado devido a um trauma, normalmente quando batemos ou prendemos o dedo em uma porta. Isso é bem doloroso, não é mesmo?

Usar sapatos muito apertados ou praticar algum esporte de impacto também pode provocar manchas nas unhas, que costumam ser arredondadas, acastanhadas, arroxeadas ou enegrecidas.

Em geral, esse quadro não é grave e o médico deve ser procurado apenas nos casos agudos, quando há dor extrema ou quando acontece alguma deformidade na unha.

Porém, como nem tudo é tão simples assim, existem outras manchas que podem, sim, significar algo mais grave, como uma infecção ou até mesmo um tumor de pele.

É o caso das manchas listradas castanhas e negras, especialmente quando estão presentes em apenas uma das unhas e que aumentam rapidamente.

E se elas vão ficando mais escuras e maiores com o passar dos anos, é importante consultar um dermatologista, viu? Pois isso pode ser um melanoma de unha, um tipo agressivo de câncer de pele.

A boa notícia é que, quando o diagnóstico é feito no início do quadro, o tratamento é rápido e normalmente leva à cura completa da doença.

Além disso, quando as manchas surgem em tons azulados e avermelhados, pode ser sinal de um tumor benigno, embora seja raro.
E a dor é um sintoma que acompanha esse problema.

Os sinais mais preocupantes, neste caso, são o surgimento de inflamação e de deformidade na unha, que pode ficar com um aspecto incomum. Portanto, também é importante buscar ajuda médica.

Clique aqui e leia mais

Tudo para sua
saúde e bem-estar
você encontra aqui