Manchas na pele: quais os tipos
e cores?

A pele pode sofrer com o surgimento de manchas ou
até um tumor pela intensa exposição solar. No Brasil, o câncer de pele é o tipo mais frequente (INCA), por isso é necessário cuidado constante.

Mancha marrom na pele 

São manchinhas marrons que surgem no dorso das mãos e braços. Essas são as mais comuns e aparecem mais em pacientes idosos.

Melanose solar

Esse tipo de mancha surge
a partir de alguma lesão na
pele, como acne. Cuidado preventivo: evite exposição solar em regiões lesionadas.

Hiperpigmentação pós-inflamatória

São resultantes da exposição solar e influência de hormônios femininos. Estão mais associadas à gestação e ao uso de anticoncepcionais, além de algumas medicações.

Melasma

Surgem em decorrência da exposição solar e normalmente aparecem na infância e na adolescência, sendo mais comuns em pessoas de pele clara. No geral, elas não são perigosas.

Sardas 

Mancha vermelha
na pele 

Condição que causa manchas vermelhas no rosto, que podem ser confundidas com acne. É mais frequente em mulheres caucasianas acima dos 30 anos.

Rosácea

Mancha branca na pele 

Conhecidas como sardas brancas, essas manchas surgem em áreas expostas ao sol e ocorrem pelo dano cumulativo, causado pelos raios UV ao longo da vida.

Leucodermia gutata

Doença que causa a perda da coloração da pele. Devido à diminuição de melanina, surgem manchas brancas de tamanhos variados. O tratamento exige orientação e acompanhamento dermatológico.


Vitiligo

Mancha preta na pele 

Nevo é o termo médico para pinta ou sinal. Podem ser congênitas, observadas no momento do nascimento ou também podem ser adquiridas no transcorrer da vida.


Nevos

É o tipo de câncer de pele mais agressivo. 1/3 dos melanomas são originários de um nevo (pinta) preexistente. Todavia, esse tipo de nevo possui características distintas da pinta comum.


Melanoma 

"Use protetor solar, bonés e óculos. Sempre que tiver um machucado, evite exposição ao sol", recomenda a dermatologista Patrícia Ormiga. 

Cuidado diário com a pele

Clique aqui e leia mais

Tudo para sua
saúde e bem-estar
você encontra aqui