5 medidas para a prevenção da dengue (além da água parada)

A dengue é um dos principais problemas de saúde pública no mundo por sua forma de transmissão e suas complicações, como a dengue hemorrágica e a síndrome do choque da dengue.

Entre as medidas de prevenção contra a dengue, uma das mais conhecidas é evitar o acúmulo de água em pneus velhos, garrafas, prato de vasos ou mesmo na vasilha de pets.

Como prevenir
a dengue?

Isso porque é na água que o mosquito transmissor do vírus da dengue, o Aedes aegypti, deposita seus ovos. 

Mas engana-se quem pensa que é só isso! Existem outras medidas que podem ajudar ainda mais na prevenção da dengue. Confira algumas delas!

A vacina contra a dengue foi criada para prevenir a manifestação agressiva do vírus no corpo e gerar uma resposta imunológica contra a doença. 

1. Vacina

Por ser tetravalente, a vacina protege contra os quatro sorotipos existentes de dengue. 

Usar telas em portas e janelas ajuda a proteger a família contra o mosquito da dengue. Porém, se o criadouro estiver dentro de casa, a estratégia não será bem-sucedida. 

2. Telas nas janelas

Seja consciente no descarte de lixo: não o despeje em valetas, margens de córregos e riachos. Isso evita o acúmulo do lixo e até mesmo enchentes.

3. Cuidado com o lixo

A atenção para piscinas deve ser redobrada com a limpeza em épocas de surto. 

4. Piscinas

Em viagens ou em locais com muitos mosquitos, o repelente ajuda a proteger contra a transmissão do vírus pela picada do inseto. Porém, é recomendado o uso de produtos industrializados. 

5. Repelentes

Gostou? Saiba mais sobre a dengue no Minha Vida!

Clique aqui e saiba mais