Por que pular o café da manhã não ajuda a emagrecer?

Um dos maiores mitos da nutrição é que pular alguma refeição ajuda a emagrecer, principalmente o café da manhã.

Estudos apontam que pular o café da manhã pode potencializar, em até quatro vezes, as chances de obesidade.

Em um desses estudos, realizado com 3 mil pessoas que perderam pelo menos 15kg e mantiveram o peso por mais de um ano, verificou-se que 78% delas tomavam café da manhã todos os dias.

Saiba mais

Quem pulava a refeição representava apenas 4% dos participantes. O estudo deixou claro que evitar o café da manhã não faz perder de peso.

Por se tratar da primeira refeição do dia, o café da manhã é responsável por “acordar o nosso corpo” (células e enzimas), queimando mais calorias e gorduras.

Por que o café da manhã é importante?

Entretanto, é importante lembrar que não se pode abusar do consumo de pães, geleias, doces, queijos gordurosos e processados – principalmente se você está tentando emagrecer.

Uma dica do nutrólogo Wilson Rondo Jr. é tomar o café da manhã em casa sempre que possível. Isso porque comer fora facilita o ganho de peso.

A preparação de comidas em lanchonetes, restaurantes e padarias costuma ser mais gordurosa e calórica. Além disso, é comum sentir mais vontade de comer quando se está fora de casa.

Comer com frequência e sabedoria (sem pular refeições e exagerar) ajuda a emagrecer e a manter o peso.

Mais é melhor

Alimentar-se de duas em duas horas evita quedas glicêmicas causadas pela insulina elevada e ajuda a controlar os níveis de cortisol (hormônio que, quando elevado, dificulta a perda de peso).

Veja como caminhar auxilia no emagrecimento em Minha Vida!

Clique aqui e leia mais