O Molnupiravir é um medicamento que combate a replicação do coronavírus, causador da COVID-19. Ele pode reduzir pela metade o risco de hospitalização e de morte em casos leves e moderados da doença.
Atualmente, o comprimido antiviral está na fase 3 de estudos e foram avaliados mais de 750 voluntários, maiores de 18 anos, com comorbidades e sintomas de COVID-19.
De acordo com a farmacêutica MSD, apenas 7,3% dos voluntários que tomaram o remédio foram hospitalizados ou morreram em decorrência da doença.
Por outro lado, 14,1% dos voluntários que receberam um medicamento placebo, ou seja, sem efeito, foram internados ou morreram por conta da COVID-19. Assim, o teste apresentou um resultado positivo.
A pesquisa com o medicamento foi pausada momentaneamente pelo FDA, porém a MSD deve pedir autorização para o uso do medicamento e seguir com os estudos pelos bons resultados com o remédio.
De acordo com os pesquisadores, o antiviral será um grande aliado no tratamento da COVID-19, pois poderá ser utilizado em casa, mantendo as pessoas fora dos hospitais.
É importante lembrar que, caso seja aprovado, o medicamento não substitui a ação das vacinas. Elas continuam sendo o principal método de prevenção contra o coronavírus!