Nhoque de batata-doce: como preparar a receita

A batata-doce não tem a fama à toa de ser o alimento preferido de quem quer ganhar massa muscular!

Fonte de carboidratos saudáveis, ela também possui baixo índice glicêmico e gasto energético – duas características boas para quem deseja perder peso.

E é bem fácil inserir a batata-doce na dieta. Diversas receitas usam o tubérculo como ingrediente-base e são supersimples de preparar.

Pensando nisso, trouxemos uma receita deliciosa de nhoque de batata-doce roxa para você preparar em casa! Confira o passo a passo:

• 4 batatas-doces roxas grandes;
• 2 colheres (sopa) de azeite;
• ½ xícara (chá) de farinha de arroz;

Ingredientes

• 1 colher (chá) de noz-moscada ralada;
• Sal marinho a gosto;
• ¼ de xícara (chá) de fécula de mandioca, araruta ou amido de milho;
• Azeite para selar o nhoque.

Leve as batatas com casca ao forno a 200ºC por 20 minutos ou até ficarem macias. Se preferir, cozinhe as batatas sem casca no vapor ou na água.

Modo de preparo

Assim que estiverem prontas, descasque-as ainda quentes, coloque-as em uma tigela e amasse. Adicione azeite assim que a batata amornar e mexa bem para a massa ficar homogênea.

Aos poucos, despeje a farinha de arroz sem parar de mexer. Tempere com noz-moscada e sal e misture bem. Em seguida, polvilhe uma bancada com a fécula de mandioca e sove a massa nela.

Se necessário, adicione um pouco mais de farinha de arroz para a massa ficar bem lisa e não grudar. Faça rolinhos com a massa e corte em pedaços pequenos. Cozinhe os nhoques em água fervente com sal.

Quando a massa subir, retire o nhoque e coloque em uma tigela com água gelada para interromper o cozimento. Depois, escorra e transfira para uma nova tigela. Regue com um pouco de azeite.

Por fim, em uma frigideira, aqueça o azeite e sele os nhoques de ambos os lados até ficarem com uma crosta dourada. E está prontinho, agora é só servir com o molho de sua preferência!

Dá uma olhada nos benefícios da batata-doce no Minha Vida!

Clique aqui e leia mais