Não é só falta de escovação!
Entenda o que causa o mau hálito e como evitar

Quem nunca conferiu o hálito antes de falar com alguém que considerava importante não sabe o que é o medo de estar com halitose.

Também conhecida como mau hálito, a halitose pode indicar algum problema de saúde bucal, além de trazer constrangimento e trazer consequências sociais. Veja as principais causas e como evitar.

Alguns problemas ligados à saúde bucal e à escovação podem causar halitose, como: inflamação nas gengivas, má escovação da língua, próteses mal adaptadas e dentes quebrados.

Problemas bucais

A invasão de bactérias causadoras da cárie também pode causar a halitose. Além de provocar abertura nos dentes e, consequentemente, o acúmulo de alimento, as bactérias também produzem mau cheiro!

Cárie

Pessoas que têm um fluxo menor de saliva costumam ter mais halitose. Isso porque a saliva é responsável pela autolimpeza da boca. Assim, se há pouca saliva, o mau hálito é maior.

Boca seca

O hálito cetônico é um dos primeiros sinais da diabetes e está presente em outras doenças, como asma, problemas renais, cirrose e até alguns tipos de câncer.

Doenças sistêmicas

Alguns medicamentos também podem causar halitose, principalmente os voltados para estômago, calmantes, antidepressivos ou antialérgicos. Eles deixam a boca seca, aumentando o mau hálito.


Medicamentos

Ingredientes como alho e cebola contêm propriedades que causam halitose, pois são absorvidos pela corrente sanguínea e transferidos para os pulmões, liberando o odor específico.


Alimentação

Ficar muito tempo sem comer também pode aumentar a halitose. Isso também pode acontecer assim que despertamos, por conta da pouca quantidade de saliva na boca.


Jejum

Na maioria dos casos, a halitose pode ser prevenida com a higienização adequada dos dentes. Por isso, o fio dental é essencial, além da escovação dos dentes e da língua após cada refeição.


Como evitar

Além disso, é importante que um dentista seja consultado periodicamente para evitar possíveis doenças e problemas com a saúde bucal.

Clique aqui e leia mais

Tudo para sua
saúde e bem-estar
você encontra aqui