8 alimentos que ajudam no funcionamento da tireoide

A glândula tireoide fica localizada no pescoço e é fundamental para liberar hormônios que garantem o funcionamento de todo o organismo.

O que é a tireoide?

"Quando algo não vai bem, ou seja, quando há problemas na tireoide (como hipotireoidismo
e hipertireoidismo), desde pele até coração podem ser afetados", explica a endocrinologista Vivian Ellinger.

Segundo dados do Instituto da Tireoide, 15% da população acima de 45 anos sofre de problemas na tireoide. Uma dieta desequilibrada está entre as principais causas de problemas na localidade.

Nutrientes como selênio e iodo são essenciais para a tireoide. A seguir, veja oito alimentos que garantem o bom funcionamento dessa glândula tão importante.

“São uma fonte riquíssima de iodo e selênio, nutrientes fundamentais para a produção de hormônios pela tireoide'', explica o nutrólogo Roberto Navarro. 

1. Algas marinhas

São ricas em selênio e ômega-3, sendo que "o ideal é consumir uma ou duas castanhas por dia", afirma a nutricionista Daniela Cyrulin.

2. Castanha-do-Pará

Os grãos contêm cálcio, ferro, fibras, magnésio, potássio e zinco.

3. Quinoa

Rico em iodo, nutriente essencial para a tireoide. Só tenha atenção para escolher as opções certas: salmão, sardinha e atum.

4. Óleo de peixe

Cálcio, vitamina D, vitamina A e iodo são os principais nutrientes presentes no leite.

5. Leite e derivados

A gema de ovo contém componentes antioxidantes, que favorecem, principalmente, a saúde ocular, e uma pequena quantidade de iodo.

6. Gema de ovo

"A carne vermelha é fonte de zinco e selênio, importantes para a produção hormonal", afirma a nutricionista Daniela Cyrulin.

7. Carne vermelha

Rica em carotenoides e vitamina C, a laranja pode auxiliar no bom funcionamento da tireoide.

8. Laranja

Clique aqui e leia mais

Tudo para sua
saúde e bem-estar
você encontra aqui