Oito sinais que você está fazendo uma dieta inadequada

Uma dieta feita com orientação de um especialista e de forma correta pode ajudar (e muito!) no emagrecimento saudável e na manutenção da saúde.

Porém, o que acontece é que muita gente acaba seguindo métodos generalistas, cheias de promessas milagrosas e que podem oferecer riscos e complicações ao nosso organismo.

Por isso, é importante ficar atento a sinais que indicam se a dieta que você está seguindo não é a adequada para seu corpo. E lembre-se: sempre consulte um profissional antes de mudar sua alimentação!

Excluir nutrientes da alimentação pode resultar em problemas físicos e mentais, dependendo do caso. Por isso, é preciso manter o equilíbrio entre os grupos alimentares.

Deixar de consumir um nutriente

Por exemplo: a falta de carboidratos pode levar à fadiga e a tonturas. Combinado com o excesso de proteínas, isso ainda traz problemas no coração e constipação intestinal.

Para ter uma alimentação saudável, é recomendado comer de 3 em 3 horas, sendo que o período sem se alimentar não deve ultrapassar o máximo de 4 horas.

Longo período em jejum

Alguns prejuízos trazidos pelo jejum prolongado são perda de massa magra, aumento da produção de cortisol, confusão mental, mau hálito, sonolência, desmaios e até anemia.

Shakes, sopas e sucos são pobres em nutrientes, provocando a má formação do bolo fecal e desequilibrando a flora intestinal, por conta da falta de fibras.

Dietas líquidas

A perda de peso rápida pode indicar que existe uma restrição calórica muito grande, o que significa um menor equilíbrio no consumo de nutrientes e micronutrientes.

Perder peso muito rápido

Neste caso, o indivíduo não se reeduca e volta a ganhar peso ao parar a dieta. Além disso, quanto mais restritivo for o consumo de calorias, mais lenta será a queima calórica.

Ganho de peso rápido

O famoso vai e vem do peso marcado na balança pode ser um sinal. E cuidado: esse comportamento aumenta o risco de diabetes, do colesterol ruim e de gordura no fígado.


Efeito sanfona

Antes de ingerir fórmulas ou inibidor de apetite, é preciso ter uma avaliação médica. Isso porque seu uso causa diversos efeitos colaterais, sendo indicado apenas em casos especiais.


Fórmulas

O problema de autoestima pode ocorrer devido à mudança na alimentação sem a orientação correta, especialmente nos casos de dietas que envolvem a restrição de algum nutriente.

Relação com
o corpo

Clique aqui e leia mais

Tudo para sua
saúde e bem-estar
você encontra aqui