PANCs: o que são, benefícios e como incluir na alimentação

As Plantas Alimentícias Não Convencionais, também chamadas pela sigla PANCs, são espécies vegetais pouco consumidas e/ou conhecidas pela maioria da população.

Essas plantas são rústicas
e brotam de maneira quase espontânea, geralmente em ambientes onde já estão naturalmente inseridas.

Alguns exemplos bastante comuns de PANCs são o dente-de-leão e a serralha.

Em geral, as PANCS possuem grande valor nutricional e consumi-las ajuda a ampliar e diversificar a dieta.

Benefícios das PANCs

Essas plantas aportam mais fibras, vitaminas e minerais essenciais à rotina alimentar, o que favorece a manutenção de uma dieta saudável e equilibrada.

Com isso, as vantagens para o organismo são amplas, incluindo a melhor regulagem da atividade intestinal e até a prevenção de uma série de doenças.

Muito além do tradicional refogado, é possível preparar até mesmo uma torta recheada com esses vegetais.

Como incluir PANCs
 na alimentação

É importante considerar também a diversidade das PANCs: há flores, frutos, caules, folhas, sementes e até mesmo raízes comestíveis.

As PANCs podem ser utilizadas até mesmo na panificação e na confeitaria. Algumas espécies são encontradas na versão em pó ou farinha, o que facilita seu consumo nas mais variadas preparações.

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