Já ouviu falar em pão de abelha? Conheça os benefícios desse alimento!

Ainda pouco conhecido no Brasil, o bee bread (ou pão de abelha) é um composto produzido dentro das colmeias, que vem ganhando espaço na alimentação humana por conta de suas propriedades nutricionais.

Rico em proteínas, esse alimento é uma mistura de grãos de pólen, néctar, mel e saliva do inseto. Não à toa ele é consumido pela própria colônia de abelhas.

Por seu aspecto, o bee bread pode ser confundido com o pólen apícola - outro subproduto das colmeias. Porém, os dois alimentos se diferenciam pela composição.

Pão de abelha ou pólen apícola?

O pão de abelha é o pólen que passou por um processo de fermentação pelo seu armazenamento na colmeia. Já o pólen apícola é a mistura de vários tipos de pólen floral coletados pelas abelhas.

Por ser rico em proteínas e outros nutrientes, o pão de abelha pode favorecer o combate ao envelhecimento celular, a longevidade, a fertilidade e até mesmo a libido.

Benefícios do bee bread

Além disso, o bee bread tem propriedades anticancerígenas, protege contra as radiações e auxilia nos efeitos colaterais da quimioterapia. Isso porque ele estimula a reparação celular.

O bee bread pode ser ingerido puro ou misturado com outros alimentos, como cereal, iogurte e pão. Normalmente, é recomendado consumir cerca de 10 gramas do produto por dia.

Como consumir pão de abelha

Apesar de ser um alimento natural, o bee bread não deve ser consumido por quem tem alergia ao pólen e às substâncias derivadas das abelhas.


Contraindicações

Além disso, pacientes em uso de anticoagulantes não devem fazer o uso de pólen, pois há indícios de interação entre ambos, trazendo riscos. Gestantes e lactantes também devem ter cautela.

Clique aqui e leia mais

Tudo para sua
saúde e bem-estar
você encontra aqui