Para que serve pasta d’água e como usar em bebês?

A pasta d'água é um produto farmacêutico composto por óxido de zinco, talco, glicerina, carbonato de cálcio e água de cal.

Utilizada para tratar lesões superficiais na pele, a pasta d'água pode ser usada em casos de assaduras, pequenas escoriações, alguns tipos de brotoejas e queimaduras solares leves.

Para que serve?

Um dos usos mais conhecidos da pasta é para tratar brotoeja em bebês, que é uma erupção cutânea formada por pequenas lesões vermelhas ou da cor da pele, relacionadas ao calor.

Para bebês

Apesar do uso da pasta em bebês não possuir contraindicações, especialistas recomendam que pais, mães e responsáveis devem permanecer alerta para possíveis casos de alergia.

Isso porque, apesar do princípio ativo da pasta d'água ser o óxido de zinco - uma substância quimicamente inerte -, não quer dizer que não possam ocorrer quadros de alergia aos outros componentes.

Antes de aplicar a pasta, é importante que a pele esteja limpa e seca. Ao usar, a quantidade do produto deve variar de acordo com o tratamento buscado.

Como usar?


Portanto, a camada grossa do produto é indicada para a proteção contra assaduras na pele do bebê. Já a camada fina é para alívio de queimaduras.


A principal diferença entre a pasta mentolada e a tradicional está na composição do produto. A versão mentolada possui cânfora e outros agentes, gerando uma sensação de frescor.

Pasta d’água mentolada


A pasta mentolada pode ajudar a aliviar o incômodo em casos de queimadura solar. Porém, ainda é preciso se atentar ao uso do produto, pois há substâncias que podem causar alergia ou irritação local.

Clique aqui e leia mais

Curtiu? Veja
mais dicas no
Minha Vida