Percentual de gordura:
como calcular e
valor recomendado?

No processo de emagrecimento, algumas pessoas costumam se preocupar apenas com o peso. Porém, é muito importante verificar a chamada porcentagem de gordura.

Esse cálculo ajuda a ter um controle maior do seu avanço no emagrecimento para acompanhar e ajustar treino e alimentação conforme o necessário. Entenda como ele é feito:

O percentual de gordura é o cálculo de análise da massa magra (músculos) e da massa gorda (gordura corporal).

Porcentagem de gordura

Atualmente, existem dois métodos principais para medir a porcentagem de gordura corporal: as dobras cutâneas e a bioimpedância elétrica.

Como calcular percentual de gordura?

No método das dobras cutâneas, é utilizado o adipômetro (aparelho parecido com um alicate) para medir a gordura subcutânea em milímetros.

São somadas todas as dobras que o protocolo pede, sendo o total utilizado para encontrar a densidade corporal – valor usado para chegar no percentual de gordura.

Já a bioimpedância elétrica é realizada com um aparelho capaz de mandar estímulos elétricos de baixa voltagem que atravessam os hemisférios do corpo e calculam a quantidade de água corporal.

A partir desse valor, uma outra equação é feita para estimar o percentual de gordura.

Vale lembrar que tanto as dobras cutâneas quanto a bioimpedância elétrica não medem o total de gordura diretamente. Por isso, os métodos têm uma margem de erro de 15%.

Precisão dos métodos

A única forma de medir corretamente o total de gordura corporal é usar um método mais avançado, que costuma ser limitado ao uso de pesquisas.

O valor de referência varia de acordo com a idade e o gênero do avaliado. Por exemplo, um homem saudável de 20 a 29 anos tem geralmente de 14,02% a 17,5% de gordura corporal.

Qual o valor ideal?

Já uma mulher saudável da mesma faixa etária tem geralmente de 20,6% a 23,8% de gordura corporal.

Saiba mais sobre percentual de gordura no
Minha Vida!

Clique aqui e leia mais