9 doenças que causam perda de peso rápido

Nosso peso é definido por diversos fatores genéticos, hormonais e nutricionais. Por isso, uma variação excessiva, involuntária e inesperada costuma apontar problemas na saúde.

Além de ser um efeito de determinadas dietas, o emagrecimento também pode ser uma consequência de doenças. Confira algumas que pode gerar uma perda de peso repentina:

O hipertireoidismo acontece quando a tireoide começa a produzir hormônio em excesso, desestabilizando o metabolismo. Outros sintomas são palpitação, insônia e fadiga.

Hipertireoidismo

A má absorção do glúten pode levar a destruição da parede do intestino, que interrompe a absorção de nutrientes e calorias, resultando na perda de peso.

Doença celíaca

A doença de Crohn também não deixa o corpo absorver nutrientes, levando à perda de peso e à desnutrição. Outro sintoma comum é o surgimento de úlceras.

Doença de Crohn

Um dos sintomas mais comuns da depressão é a perda de apetite, que consequentemente leva a perda de peso.

Depressão

A falta de insulina faz com que o corpo queime músculos e gorduras para obter energia. Por isso, o diabetes, muito associado ao ganho de peso, também pode estar ligado à perda dele.

Diabetes

Tênia, lombriga, amebíase e ascaridíase também podem levar a perda de peso, uma vez que geralmente estão associadas com diarreia e vômito.

Doenças parasitárias e infecções

A inflamação causada pela artrite reumatóide pode acelerar o metabolismo e fazer com que o organismo queime mais calorias e gorduras, levando à perda de peso involuntária.


Artrite reumatóide

O desconforto causado pela úlcera no estômago e no intestino, geralmente, resulta em perda de apetite, além de saciedade precoce.



Úlcera péptica

Alguns tipos de cânceres afetam diretamente o metabolismo e causam perda de peso. Além disso, o tratamento de tumores costuma provocar falta de apetite e desconfortos gastrointestinais.



Câncer

O emagrecimento rápido pode causar desnutrição e deficiência de vitaminas, causando cansaço e fraqueza. Além disso, se não forem investigadas rapidamente, possíveis doenças podem se agravar.



Cuidados

Saiba mais como emagrecer
com saúde no
Minha Vida!

Clique aqui e leia mais