Por que dietas
restritivas
podem causar
queda de cabelo?

Nem todo mundo imagina, mas a alimentação interfere diretamente na saúde capilar. Sem os nutrientes ideais, os fios não crescem e podem até mesmo cair.

Isso acontece porque pessoas com restrições alimentares ou deficiência de vitaminas podem desenvolver alterações nas estruturas dos fios.

A falta de ferro, por exemplo, é algo que leva à queda de cabelo. Esse nutriente está presente em leguminosas, espinafre e algumas sementes.

Já a deficiência de zinco, cobre e selênio pode provocar falta de brilho e descoloração dos fios.

Por outro lado, as vitaminas são essenciais para o crescimento dos fios e também para a saúde como um todo. Frutas como laranja e morango são ricas em vitamina C e devem compor a dieta.

Os aminoácidos dos alimentos proteicos participam do metabolismo do ferro. Quando eles estão em baixa, desencadeiam a falta de outros nutrientes.

Portanto, qual é a alimentação ideal para não ter problemas com os cabelos?

Se o objetivo é ter fios sempre lindos e saudáveis, cerca de 60% da dieta deve ser composta por vegetais crus, como alface, rúcula, acelga, espinafre, couve-flor, cenoura, e frutas in natura.

As proteínas também não podem ser esquecidas. E caso tenha alguma restrição alimentar, o ideal é procurar um profissional que possa orientá-lo sobre fontes alternativas ou suplementação.

Clique aqui e leia mais

Tudo para sua
saúde e bem-estar
você encontra aqui