Possíveis causas
de eczema




Eczema é o nome dado a dermatites (inflamações na pele) que têm como característica a vermelhidão e o inchaço da região afetada.

Como existem seis tipos de eczema, as causas para a doença levam em consideração a variedade da patologia. Confira algumas possibilidades:



Fatores genéticos

O eczema pode estar relacionado à herança genética do paciente e ao sistema imunológico herdado por ele para que a doença se desenvolva ou não.



Alergia

O desenvolvimento deste tipo de eczema está relacionado a interações de substâncias com a capacidade de danificar as células cutâneas ou gerar uma reação alérgica no organismo.



Medicamentos

Neste quadro, a causa é
a interação do corpo com remédios antibióticos, anti-inflamatórios, analgésicos e outras classes de drogas.



Má circulação

Chamado de eczema de estase, este tipo está associado a varizes nos membros inferiores, estando relacionado à falta de circulação e má nutrição do tecido.



Multifatorial

O eczema disidrósico
(ou disidrose) é uma variação que tem inúmeras causas, como a presença de micose nos pés, entre outros gatilhos.



Estresse

Atualmente, sabe-se que o estresse também é um dos fatores que contribuem para o desenvolvimento do eczema, especialmente do tipo disidrósico.



Sem causa

O eczema numular é um tipo específico da doença, caracterizado por placas simétricas de eczema e sem causa conhecida. Há autores que consideram o quadro como parte de dermatite atópica.

CURTIU?