Posso ter filhos depois da vasectomia ou laqueadura?

A vasectomia e a laqueadura são procedimentos cirúrgicos realizados em homens e mulheres que não desejam ter filhos.

A vasectomia é um procedimento que consiste na sutura dos dutos condutores de espermatozoides com o intuito de bloquear a passagem dos gametas.

Vasectomia:
o que é?

Já a laqueadura consiste na ligação (ou no corte) das trompas uterinas, estrutura onde ocorre o encontro entre o óvulo e o espermatozoide durante a fecundação.

Laqueadura:
o que é?

Ambas as técnicas são recomendadas apenas para aqueles que possuem certeza que não pretendem ter filhos, já que são intervenções cirúrgicas consideradas invasivas.

Sim. Apesar de complexas, existem formas de reverter os dois procedimentos.

Gravidez após laqueadura ou vasectomia é possível?

Para reverter a vasectomia, tudo depende do tempo entre a realização do procedimento e a reversão. Quanto maior esse intervalo, menores são as chances de sucesso.

Reversão da vasectomia

Para reverter a laqueadura, as condições dependem da idade da pessoa e da técnica utilizada para bloquear a entrada das trompas.

Reversão da laqueadura

Se a reversão não for possível ou falhar, ainda há técnicas de reprodução assistida que podem ser feitas para possibilitar a gravidez.


Alternativas

Neste caso, os óvulos são retirados e os espermatozoides coletados em uma região específica do testículo. A fertilização é feita no laboratório e o embrião é transferido para o útero.

Saiba mais sobre fertilização
e métodos contraceptivos no Minha Vida!

Clique aqui e leia mais!