Prós e contras de cada posição para dormir

O ato de dormir está ligado à saúde: fortalece a memória, ajuda a controlar a hipertensão e o diabetes, diminui riscos de doenças cardiovasculares e previne a obesidade e a depressão.

No entanto, já aconteceu de você estar com tanto sono que bastou cair na cama para dormir... Mas ao acordar vieram dores no corpo e o cansaço? Talvez o seu inimigo seja a posição.

Para o corpo descansar bem, é preciso um suporte adequado para não tensionar as articulações. Do contrário, temos  dores nos músculos, membros e cabeça, além do cansaço.

Por que isso acontece?

Deitar completamente de lado  é a melhor posição para dormir por manter a coluna mais alinhada e com cabeça e pés na altura do coração - facilitando a circulação.

Qual a melhor posição para dormir?

Deixe o travesseiro à altura do ombro para a cabeça inclinar. Não tente ficar reto; respeite as curvas naturais do corpo. Um travesseiro entre os joelhos pode ajudar. 


Como melhorar a posição de lado?

As articulações relaxam nessa posição, impedindo torções e dores. Porém, ela não é a indicada, já que a coluna não fica perfeita e há riscos de apneia ou ronco.

Eu durmo de barriga para cima, e agora?

Use o travesseiro bem baixinho para evitar tensão na cervical. Deixe os braços ao lado do corpo ou os posicione levemente sobre o abdômen.

Como melhorar a posição de barriga para cima?

Dormir de bruços é completamente contraindicado, pelo risco de cervicalgia, dor nos ombros, bursite, tendinite e até dor nas costas. Além disso, pode favorecer dentes tortos.


Dormir de bruços faz mal?

Infelizmente, só controlamos nossa posição antes de adormecer. Se os movimentos noturnos causam prejuízos, talvez seja hora de buscar um especialista.

E se mudo de posição ao longo da noite?

Mudar a posição para outras mais adequadas pode ser muito incômodo. Mas tudo é uma questão de treino. Com o tempo, o corpo se acostuma e acha a posição ideal.

Como faço para mudar a posição de dormir?

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