O ato de dormir está ligado à saúde: fortalece a memória, ajuda a controlar a hipertensão e o diabetes, diminui riscos de doenças cardiovasculares e previne a obesidade e a depressão.
No entanto, já aconteceu de você estar com tanto sono que bastou cair na cama para dormir... Mas ao acordar vieram dores no corpo e o cansaço? Talvez o seu inimigo seja a posição.
Para o corpo descansar bem, é preciso um suporte adequado para não tensionar as articulações. Do contrário, temos dores nos músculos, membros e cabeça, além do cansaço.
Deitar completamente de lado é a melhor posição para dormir por manter a coluna mais alinhada e com cabeça e pés na altura do coração - facilitando a circulação.
Deixe o travesseiro à altura do ombro para a cabeça inclinar. Não tente ficar reto; respeite as curvas naturais do corpo. Um travesseiro entre os joelhos pode ajudar.
As articulações relaxam nessa posição, impedindo torções e dores. Porém, ela não é a indicada, já que a coluna não fica perfeita e há riscos de apneia ou ronco.
Use o travesseiro bem baixinho para evitar tensão na cervical. Deixe os braços ao lado do corpo ou os posicione levemente sobre o abdômen.
Dormir de bruços é completamente contraindicado, pelo risco de cervicalgia, dor nos ombros, bursite, tendinite e até dor nas costas. Além disso, pode favorecer dentes tortos.
Infelizmente, só controlamos nossa posição antes de adormecer. Se os movimentos noturnos causam prejuízos, talvez seja hora de buscar um especialista.
Mudar a posição para outras mais adequadas pode ser muito incômodo. Mas tudo é uma questão de treino. Com o tempo, o corpo se acostuma e acha a posição ideal.