Prós e contras dos principais tipos de queijo: saiba mais!

Presente na alimentação de diferentes culturas, o queijo é rico em nutrientes interessantes para a saúde, como cálcio, proteínas e vitamina A - todos essenciais para o bom funcionamento do corpo.

Entre frescos e curados, há várias opções desse laticínio - cada uma com seu teor de gordura, sabor e características únicas. Por isso, listamos os principais tipos de queijos com seus prós e contras.

Muito rico em cálcio, este queijo é fundamental para a saúde óssea. No entanto, conta com altos valores de sódio e gorduras saturadas, podendo aumentar a pressão arterial.

Parmesão

É o queijo com grandes quantidades de vitamina B12 e cálcio, sendo um grande aliado da formação do sangue e da saúde neurológica. Porém, também contém bastante sódio e gorduras saturadas.

Mussarela

Fresco e cremoso, o cottage conta com menores quantidades de calorias e gorduras. Em contrapartida, também possui menos cálcio, nutriente importante para a saúde.

Cottage

A ricota também possui menos gorduras, calorias e sódio, mas apresenta quantidades menores de cálcio e proteínas. Seu uso na cozinha é bem versátil, ideal para patês, recheios e mais. 

Ricota

Por ser um queijo maturado, ele não tem lactose, o que ajuda muito na alimentação de pessoas com alergia ao leite. Porém, é necessário ter atenção à grande quantidade de sódio e gorduras.

Queijo prato

Além de ser rico em cálcio, vitamina A e B12, o provolone é um aliado do sistema imunológico e da prevenção de cáries. Entretanto, o queijo é muito calórico e gorduroso.

Provolone

O cheddar é rico em cálcio, vitaminas e proteínas. No entanto, é importante atentar-se às versões industrializadas do queijo, ricas em gorduras saturadas.

Cheddar

Rico em proteínas, o gorgonzola é um queijo muito popular por seu aspecto mofado. Porém, ele contém um alto teor de gorduras saturadas e sódio, o que pede moderação.

Gorgonzola

Apesar de ser prático e saboroso, é importante atentar-se aos baixos níveis de cálcio e proteínas do requeijão. Em contrapartida, ele é bem menos calórico que os queijos de corte.

Requeijão

É o tipo que possui a maior quantidade de vitamina A, pouco sódio e ausência de lactose. Entretanto, possui pouco cálcio e muitas gorduras saturadas.

Queijo de cabra

É uma boa opção para a saúde, tendo uma quantidade menor de gordura saturada (perdendo somente para o cottage e a ricota) e menos sódio. Possui bom teor de cálcio e proteínas.

Queijo minas frescal

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