Quais são as cinco linguagens do amor?

A teoria de Gary Chapman sugere que cada indivíduo possui cinco formas específicas de receber e demonstrar afeto - sendo que cada uma se torna a sua principal forma de expressar o sentimento:

• Palavras de Afirmação;
• Tempo de Qualidade;
• Toque Físico;
• Atos de Serviço;
• Presentes.

Além de serem utilizadas para entender a comunicação dos casais, as cinco linguagens do amor também servem para analisar qualquer tipo de relação humana.

Nessa linguagem, a pessoa se sente amada e expressa sentimentos com palavras de incentivo ou elogios, como "vai ficar tudo bem", "você é muito bom nisso" etc.

Palavras de Afirmação

Ter "tempo de qualidade" como a linguagem principal é se sentir e demonstrar amor ao compartilhar momentos com outras pessoas.

Tempo de Qualidade

O toque físico pode incluir beijos, abraços, mãos dadas ou qualquer tipo de contato presencial com outra pessoa.

Toque Físico

Já para quem tem “atos de serviço” como linguagem afetiva, gestos como preparar um jantar, lavar a louça ou ajudar em alguma tarefa fazem com que a pessoa se sinta valorizada e amada.

Atos de Serviço

Nessa forma de expressão, o que importa é a intenção e o simbolismo do presente, que pode incluir itens como flores, jóias ou comida.

Presentes

É possível contar com a ajuda de livros para entender e como aplicar essas linguagens do amor. Conheça alguns títulos:

Livros sobre
linguagens do amor

Escrito pelo próprio Gary Chapman, o livro explica as cinco linguagens e traz um questionário para você e o(a) parceiro(a) descobrirem as sua linguagens de amor.

As 5 linguagens do amor

O livro ajuda a aprofundar seus laços afetivos e a demonstrar de modo mais eficaz seu amor aos pequenos e entender como eles demonstram o sentimento.

As 5 linguagens do amor das crianças

Nesta edição especial, Gary Chapman aborda temas como a raiva e a arte de pedir perdão para que homens consigam descobrir a sua linguagem do amor.

As 5 linguagens do amor para homens

O livro discute alternativas para evitar que seu filho entre na onda de violência e desvios comportamentais que tanto ameaçam a juventude.

As 5 linguagens
do amor dos adolescentes:

Clique aqui e leia mais

Tudo para sua
saúde e bem-estar
você encontra aqui