Qual temperatura é considerada febre?

A febre é um fenômeno de defesa do organismo, indicando quando algo não vai bem.

Através do aumento da temperatura, o corpo consegue melhorar o tempo de resposta das células do organismo para destruir invasores, como vírus e bactérias.

É importante considerar que a temperatura corporal varia ao longo do dia - é mais baixa de manhã e mais alta no final da tarde e início da noite.

Temperatura do corpo: quando se preocupar?

No geral, 37°C é considerada uma temperatura normal. Ao considerar fatores como ciclo menstrual ou exercícios pesados, esse número pode variar entre 36,6° e 37,8°C.

Portanto, em adultos, a febre é identificada quando a temperatura ultrapassa 37,8°C.

O que é considerado febre?

Já em crianças e bebês, o valor varia de acordo com a região medida. Na temperatura axilar, é considerado o quadro de febre quando o valor é maior do que 37,3ºC.

Os tratamentos variam de acordo com a causa da febre. Por exemplo, são utilizados antibióticos para uma infecção bacteriana, como faringite estreptocócica.

Como abaixar a febre

Os bebês que apresentarem febre, especialmente aqueles com menos de 28 dias, devem ser levados ao hospital para testes e tratamento.

Em casos não graves, compressas frias, banho morno, repouso e vestir roupas de algodão são medidas que ajudam a diminuir a febre.

Saiba mais sobre os sinais da febre no Minha Vida!

Clique aqui e leia mais