Quantas calorias é preciso queimar para perder 1 kg?

Quando o objetivo é emagrecer, é importante entender que o número na balança nem sempre determina a perda de calorias.

Medir o peso corporal inclui a “massa magra” na conta, como os músculos, os ossos e a água. Já a redução de gordura é o que corresponde ao emagrecimento.

E o que isso tem a ver com a perda de calorias? Talvez a forma como você está tentando emagrecer não esteja te fazendo necessariamente perder peso…

O aumento de massa magra (muscular) promove um aceleramento do metabolismo. Ou seja, o aumento do gasto calórico a fim de manter esses músculos.

Massa magra e calorias

Assim, treinos como a musculação geram o ganho de massa magra e podem aumentar o peso de uma pessoa, mas isso não significa que essa pessoa “engordou”.

A mesma lógica pode ser usada na alimentação: 100 kcal de refrigerante não são comparáveis a 100 kcal de banana, pois os valores nutricionais são diferentes.

Em termos gerais, para perder 1 kg é necessário queimar cerca de 7.800 calorias. Contudo, a quantidade de quilos perdidos não significa apenas perda de gordura.

Calorias vs. kg

Mudanças de hábitos podem favorecer a queima de calorias de forma saudável, como fazer uma reeducação alimentar e praticar atividades físicas.

Apostar na musculação e em treinos intervalados de alta intensidade pode ajudar a aumentar o metabolismo e a manter o organismo queimando calorias ao longo do dia.

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